“Step up the Pace: Strengthening Alliances and Building Movements to End FGM” é o mote para o fortalecimento e mobilização de alianças e movimentos pelo fim da MGF até 2030.
Em todos os dias do ano, para além do dia 6 de fevereiro, não podemos deixar esquecer que…
Atualmente, existem mais de 230 milhões de raparigas e mulheres sobreviventes de MGF e que estas necessitam de acesso a serviços adequados.
Mais de 27 milhões de raparigas estão em risco de serem submetidas à MGF até 2030, a não ser que se acelerem as acções.
Para acabar com a MGF até 2030, o atual ritmo de progresso tem de ser acelerado 27 vezes.;
Todos os anos, mais de 2 milhões de raparigas são submetidas à mutilação genital feminina antes de completarem cinco anos.
Hoje em dia, uma em cada três raparigas é submetida à MGF, em comparação com uma em cada duas raparigas há trinta anos. No entanto, o progresso tem de ser pelo menos 10 vezes mais rápido para atingir o objetivo global de eliminação da MGF até 2030.
Em 2025, mais de 4,4 milhões de raparigas – ou seja, cerca de 12 200 por dia – estão em risco de sofrer mutilação genital feminina em todo o mundo.
As parcerias e alianças são vitais para a construção de movimentos sociais que visem acabar com a MGF. As vozes e ações das sobreviventes têm o poder de transformar normas sociais e de género profundamente enraizadas, permitindo que raparigas e mulheres realizem os seus direitos e potencialidades em termos de saúde, educação, rendimento e igualdade.